Teatro

Espetáculo 'Rent', premiado da Broadway, entra em cartaz no Rio

Obra é vencedora de quatro 'Tony Awards'

Musical mostra as aventuras e desventuras de amores, amizades, conflitos, problemas financeiros, vícios, liberação sexual e o embate com a morte
Musical mostra as aventuras e desventuras de amores, amizades, conflitos, problemas financeiros, vícios, liberação sexual e o embate com a morte |  Foto: Divulgação
 

Revolucionando a Broadway e vencedor de 4 Tony Awards, incluindo de Melhor Musical, 'Rent' conta a história do período de um ano da vida de oito jovens amigos que vivem ao meio do cenário marcante da epidemia da AIDS na Nova York dos anos 90. 

Com direção artística de Rafaela Amado, direção musical de Anna Priscilla Lacerda e composta por Jonathan Larson, o musical mostra as aventuras e desventuras de amores, amizades, conflitos, problemas financeiros, vícios, liberação sexual e o embate com a morte. 

Rafaela Amado diz que a peça conta a história de um período muito importante da nossa história no momento que a AIDS estava no auge e atualmente é uma doença controlada.

"Hoje em dia as pessoas vivem com a doença e não é mais uma sentença de morte. O período que a peça retrata, ter a doença era o fim de tudo. Mas eu encaro também como uma história de amor e em como os seres humanos podem amar sem preconceito. Eu achei fácil de transpor porque como dizia Nelson Rodrigues: 'Quando você fala do seu quintal, você fala para o mundo'. Estamos falando de uma história específica e que fala do mundo e acabamos fazendo uma analogia com o que vivemos hoje com a covid até a chegada da vacina, onde as pessoas foram treinadas a cuidar umas das outras, foi uma prevenção coletiva. Ter responsabilidade com o outro traz uma ideia de fraternidade", pontua.

No período que a peça retrata, ter a doença era o fim de tudo. Mas eu encaro também como uma história de amor e em como os seres humanos podem amar sem preconceito. Hoje em dia a doença não é mais uma sentença de morte
  

A diretora Anna Priscilla Lacerda comenta que a resposta do público tem sido intensa. A peça, que está em cartaz no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca, tem apresentado casa cheia e segue muito elogiada por conta da trilha sonora que é de puro rock e conta a história de pessoas livre de tabus e preconceitos.

"Tem sido um grande sucesso. Dependemos da atenção que vamos dar ao outro e o teatro também possui essa característica, né? É uma arte que se faz no coletivo, assim como a humanidade que vive no coletivo. Somos uma espécie que depende um do outro. O intuito do musical é tentar espalhar amor e passar a mensagem para que todos possam viver da maneira que escolheram viver". diz.

< Bebê é encontrada dentro de sacola plástica em São Gonçalo Festa de milhões <